Seja bem-vindo(a), Faça login

Tecido Tricoline Estampado - 100% Algodão - Largura 1,40 / 1,50m

O que é tecido tricoline?

Tricoline é um tecido 100% algodão.  Por ser uma fibra natural é um tecido leve, com um toque agradável e fresco trazendo conforto quando aplicado em roupas.  Além  disso, é uma fibra biodegradável.  Tecido 100% algodão, quando descartado na natureza ele desaparece em 5 meses.

É um tecido fácil de costurar em qualquer tipo de máquina de costura ou mesmo à mão.

Hoje em dia, existem versões de tricoline mistas, mas não têm as mesmas qualidades que a versão tradicional 100% algodão.

 

Onde usar Tricoline?

Tricoline 100% algodão é um tecido versátil e pode ser usado desde moda à artesanato e confecção de produtos. Veja alguns exemplos: 

  • Vestuário: o tricoline é utilizado na fabricação de roupas de moda masculina, moda feminina e infantil por ser um tecido que deixa o corpo fresco mesmo nos dias quentes e não causar irritações na pele
  • Decoração: utilizado para roupa de cama: lençóis, fronhas e colchas de patchwork. Roupa de mesa: toalhas de mesa, jogos americanos, guardanapos, caminho de mesa, sousplat.  Decoração em geral: capas de almofada, mantas e até em papéis de parede o tornam um grande aliado na hora de montar a decoração de casas ou apartamentos
  • Artesanato: por ser um tecido versátil e que se dá muito bem com cola, tricoline é muito utilizado em cartonagem: para fazer colagens em capas de caderno e agendas, por exemplo, além de forração de caixas e scrapbook. Ele é o tecido ideal para pachwork, quando juntamos retalhos de diversos tecidos diferentes para formar desenhos; pode ser usado para confecção de fuxicos (que mais tarde podem virar uma colcha); e serve também para a confecção de carteiras estilizadas. 
  • Artigos Pet: muito utilizado para fabricar caminhas, laços, gravatas e roupinhas para animais como cães e gatos.
  • Costura criativa: também é possível fabricar bolsas, capas de celular, tapa-olhos, necessaires, enfeitar panos de prato dentre muitas outras aplicações.

 

Tricoline estampada

O tecido tricoline estampado traz uma grande variedade de temas e cores.  O colorido alegre e vibrante é a marca da Eva e Eva.  Os temas principais das estampas são

Floral – sempre muito utilizado em peças de vestuário e artesanato femininas e na decoração.  Existem vários estilos de florais:  modernos, tradicionais, românticos, em diversas escalas de tamanho, florais grandes, médios e pequenos.  A mistura de tamanhos traz um movimento tornado as peças mais interessantes.

Infantil – utilizado desde enxovais de bebê, decoração de quarto e acessórios como roupas para crianças de todas as idades assim como decoração de festas e brinquedos de panos.  Podem ter cores vibrantes, dando um toque mais moderno e tons mais suaves mais tradicionais. 

Cozinha – Frutas, animais e utensílios de cozinha são os temas mais utilizados para cozinha.  Este tema é muito sado para panos de prato, jogos americanos, mesa posta, capa de galão de água, botijão de gás e muitos outros.

Geométricos – bolinhas, listras, quadrados, triângulos e outras formas geométricas formar estampas modernas e clássicas.  São neutras e podem ser utilizada tanto para peças masculinas, femininas e infantis.  Formam ótimos coordenados com estampas infantis, cozinha e florais

Animais - estampas com motivos de animais estão em alta não somente para artigos pets mas para infantis e cozinha.

Frutas – além e serem uma tendência de moda para roupas femininas, infantis e masculinas.  Também muito utilizado em bolsas, necessaires e decoração.

Xadrez – um clássico que pode ter toques de modernidade, com um xadrez diagonal e de escalas diferentes.  Podem ser coloridos ou tom sobre tom.  Muito utilizados para mesa posta e coordenar com estampas florais assim como em bolsas, patchwork e cartonagem.

Neutro tom sobre tom – estas estampas são perfeitas coordenados (composê) para as estampas mais coloridas.  Eles podem ser texturas, bolinhas, folhinhas, tracinhos e outros.  O uso destas estampas sobressai os desenhos das estampas temáticas e mais coloridas

 

 

Cuidados com tricoline

Por ser um tecido extremamente versátil e composto de fibras naturais, é importante tomar alguns cuidados de conservação para que ele dure bastante.

O tecido tricoline da Eva e Eva é pré-encolhido no processo de fabricação por isso não é necessário molhar antes de usar.  Contudo, grande parte do tecido tricoline mais barato não sofre esse encolhimento e pode apresentante até 15% de encolhimento.   

Na hora da lavagem, utilize água em temperatura normal. Não utilize água morna ou quente que podem causar encolhimento e desgastar o tecido. .  Escolha um sabão não abrasivo de preferência neutro e líquido para evitar desbotamento.  Na máquina de lavar, escolha um ciclo suave.  Na lavagem à mão, não esfregue

Na hora de secar o tecido, seque à sombra e não seque na máquina porque o calor e a fricção podem causar encolhimento e desbotamento.

Na hora de passar à ferro, use temperatura para tecido de viscose ou 130 graus.  Nunca utilize a temperatura algodão indicada nos ferros de passar.  Essa temperatura é para tecido de algodão pesados como Jeans.

Fale Conosco
×